

Itabi: terra sabia e
acolhedora
Por: Aline de Araujo
Nossa viagem a Itabi foi marcada por varias surpresas e boas recepções como a do ex aluno Diego Aragão que nos surpreendeu com a exposição que ele mostrou a todos os cajumeiros e a todos da cidade, alem disso, visitamos a casa de seu Tutu e, através de suas histórias de grande sabedoria e experiências descobrimos como foi a sua participação com as pessoas que faziam parte do bando de lampião e também a sua contribuição na II guerra mundial, as necessidades e o sofrimento que ele passou durante esse período.
Seguimos para o mercado principal da cidade de Itabi, como foi bom descobrir um pouco sobre os cidadãos da cidade, as suas histórias, as culinárias, as tradições de um povo tão acolhedor que nos recebeu com todo carinho e compreensão para com os alunos.
Logo, fomos para a escola da cidade, no qual teve participações dos cajumeiros que através de melodias e canções a respeito da cidade, teatro de bonecos e distribuição de histórias em quadrinho a respeito da antiga Itabi, sobre suas principais tradições festivas, alegrou uma tarde diferente para todos que estavam ali presentes, inclusive os alunos da escola que contribuíram em apresentações com um teatro juntamente com o aluno Diego Aragão.
Por fim, foi um dia bastante agradável e encantador, contribuiu para nossa experiência como alunos e como futuros professores, levaremos em nossas recordações, uma cidade com riqueza histórica e de um povo receptivo e de bom coração.
Aluna do 6º período de história (noite). Professora Maria Nely Santos - disciplina: história do pensamento e da cultura regional. Universidade Tiradentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário