Total de visualizações de página

Seguidores

segunda-feira, 12 de maio de 2008

abril, 2008- matéria: História social do conheçimento-Professora Dinamara.



por: Aline de araujo

Na aula, a primeira unidade da professora Dinamara foi debatido com os alunos inicialmente sobre o conhecimento cientifico, discutimos sobre vários tipos de concitos e pensamentos classicos a partir dos primeiros filósofos (Aristóteles, Platão e Socrates) no qual deu inicialmente idéia em que utilizamos de base no que se refere a conceitos, criticas e até o modo de se comportar perante a sociedade.

Passamos a estudar os pensamentos medievais, o que os filósofos consideram como a "idade das trevas" ou seja, haviam aqueles que tinham os considerados como "pensamentos falsos" ou que certos tipos de idéias não era considerados como conheçimento cientifio.

o que sugere que o processo do conheçimento, a razão e a intuição ocuparam momentos distintos e espeçíficos.

logo, Platão trás uma reflexão através do mito da caverna em que o caminho que o filosofo percorre é diferente das noções imprecisas para as idéias reais, há uma relação entre a teoria da caverna e a natureza comparada ao mundo das idéias.

Estudamos o poder que a igreja tinha durante o Feudalismo e a idade media e como foi modificado a partir da fase escolástica em que Tomás de Aquino e Santo Agostinho foram uns dos primeiros teólogos a seguir a linhagem de Socrates e Platão.

A partir dos principais pensamentos e comportamentos ocidentais que adotamos , nós não utilizamos e até temos um certo preconceito sobre a filosofia oriental que é mais antiga e ampla, completamente diferente do que sabemos sobre a tradiçaõ milenar oriental.

Concluindo que,a partir dos principais temas estudado em sala de aula, que o conheçimento cientifico se constrói no decorrer da história e nesta construção é elaborada diferentes formas entre razão, raciocinio e pensamento empírico.

Nenhum comentário: