Total de visualizações de página

Seguidores

domingo, 21 de novembro de 2010

O efeito Intrusivo do observador em estudos Longitudinais dentro do contexto familiar.

por: Aline de Araujo




Tem como objetivo principal do texto observar uma experiencia através de cinco familia no periodo de nove meses, observar o comportamento


dessas familias através das interações sociais em relação ao comportamento familiar.


A pesquisadora Maria Auxiliadora pode observar o comportamento de crianças em que suas mães no periodo de suas gestaçoes, tiveram o consenso sobre os efeitos inibitóros com a presença desses novos recem nascidos.


Todas as coletas foram feitas através do periodo do terceiro ou segundo mês antes do nascimento da segunda criança e nos primeiros, terceiros e sextos meses após o nascimento. Foram feitas pesquisas com as mães através de questões amplas juntamentes com as crianças em atividades livres utilizando uma filmadora, sendo escolha dos pais, privando alguns ambientes .Sempre após uma conversa informal com toda a familia presente, com as precauções familiar gerando um certo grau de intimidade entre eles o que também contribui para o desenvolvimento de um relacionamento amigavel cujo objetivo principal era o foco nas mudanças comportamentais nas interações familiares, por ocasião do nascimento de uma segunda criança e de seu desenvolvimento inicial.


É importante resaltar que as familias eram sempre visitadas pelo observador, tendo como tema a familia, atividades e educação de filhos, sendo favorecido dos pais, especialmente sobre as reações dos primogenitos ao nascimento do irmã.


A participação de um unico observador tornou se parte integrante da rede social das familias, tendo havido um aumento gradual da intimidade entre eles . O que lhe garantiu uma melhor chance de pesquisa e um melhor resultado de conclusão em que implicações de um relacionamento mais intimo entre o observador sujeitos podendo ser beneficiado no sentido de tornar o ambiente mais natural e,consequentemente, reduzir os efeitos inibitorios da presença do observador nas interações familiares, apesar disso, não implicou sob efeito algum, nem atrapalhou o seu modo de pesquisa sob a familia, levantando a questão em que Guarnieri relata-se esses efeitos de interação são beneficos ou prejudiciais para o estudo, alem da questão generica.


Ao relatar a experiência , conclui o principal objetivo de estudo que é a observação e da coleta de dados entre os individuos e o relato de uma experiência.

Um comentário:

Unknown disse...

Oi Aline, estou precisando muito deste texto. Você tem ele em PDF. Se sim, seria possível me enviar? Meu e-mail é bruna.r.almeida@gmail.com. Agradeço (muito) a sua atenção. Abraços, Bruna