Total de visualizações de página

Seguidores

sábado, 25 de julho de 2009

a arte de rua






Arte de Rua
Através dos contatos humanos possibilitados pela ocupação das pessoas dos espaços públicos e da variedade de estímulos de informação que abundam nas ruas, as cidades modernas tornaram-se ricos campos de comunicação. A arquitetura contrastante, as estátuas, as pichações, tudo comunica algo, de alguma forma. É possível perceber, nesse emaranhado de elementos distintos, a coexistência de vozes contraditórias.

Uma luta simbólica não apenas por território, mas também uma disputa de idéias e posições subjetivas, geradas pelo próprio ambiente urbano. Isso é comunicação urbana.
A publicidade tradicional surge nessa profusão de sentidos e simbolismos, com suas cores, imagens e mensagens nos diferentes tipos de mídia exterior, anunciando suas marcas e produtos. Sua função é vender objetos, serviços e estilos de vida. Essas mensagens não gritam em uníssono, cada uma tem o seu espaço para vender e atingir o seu objetivo.



De maneira antagônica, surgem as vozes que não se enquadram no discurso emitido pela mídia de massa e se apropriam, nas cidades, dos espaços disponíveis, para ganhar notoriedade. Segundo Moreira Mazetti, autor do artigo acadêmico
A comunicação na cidade: polifonia e produção de subjetividade no espaço urbano "As intervenções urbanas se dão no dia-a-dia, em uma politização do cotidiano, do espaço público, que marca um distanciamento da política institucional para enfatizar a cultura e a reprodução social como terreno de combate. Além disso, as intervenções urbanas destacam a ação direta em contraposição à fomentação de visões utópicas, na busca por produzir novas maneiras de ver, sentir, perceber, ser e estar no mundo."
Assim surgem diversas maneiras de se atuar com o marketing de guerrilha nas ruas, sem a compra de mídia usual.



A Arte de Rua é utilizada com este objetivo, como intervençoes artísticas que tem a cidade como suporte. Às vezes ela é considerada como parte do movimento Hip Hop, surgido no final do século XX. Abrange Graffiti, expressão mais comum, Sticker Art, etc. Através dessas ações guerrilheiras nas ruas da cidade é possível potencializar o conhecimento das marcas, colocando-as próxima do consumidor.
Ao executar essas diferentes formas de interferir na paisagem urbana, a figura do espectador passivo torna-se um novo tipo de receptor. A cidade se renova, com a sua grande carga de símbolos que comunicam, e o espectador se depara não apenas com o recebimento da mensagem, mas também passa a dialogar com a informação que o cerca. Esse tipo de intervenção, pelo caráter de desobediência civil, força ainda mais o diálogo e a participação do cidadão.

Nenhum comentário: