Total de visualizações de página
Seguidores
quinta-feira, 11 de abril de 2013
PORQUE O SER HUMANO NÃO PODE VIVER ISOLADO?
O homem é um ser em construção, na Alteridade o homem reconhece a existência e a presença do outro que tem as mesmas características, portanto ninguém pode viver isolado, pois o homem em convivência com a sociedade é fundamental na construção do sujeito social.
Em relação ao intersubjetivo, ou seja, a convivência com o outro, é fundamental no comportamento, pois o homem é um animal social e politico por natureza, ele tem uma necessidade de estar e conviver, para ele ser feliz, a partir do convívio gera uma associação tendo como finalidade algum bem, sem a família que é uma forma de proteção e sem o governo o homem fica incapacitado, sem o Estado há uma “desorganização’’ na sociedade, por tanto ninguém consegue viver isolado, sem uma proteção da família ou Estado para o próprio bem dele. Segundo o filosofo Emmanuel levinas “é em face do outro que somos e nos tornamos nós mesmos”.
terça-feira, 9 de abril de 2013
O que é subjetividade?
Subjetividade é o que construímos ao longo dos anos conforme o crescimento, experiências, o que acontece ao nosso redor. É o mundo das ideias, significados e emoções construídos a partir das relações sociais, a partir da subjetividade, podemos ser aquilo que vivenciamos e ao longo da nossa formação podemos ter outras ideias.
Estamos em constantes transformações internas e externas, depende do mundo social e cultural, por exemplo, no Ocidente, não é costume comer alguns tipos de animais como o cavalo, ou insetos como a barata, se tivéssemos este costume culinário não acharíamos estranho, haveria uma adaptação externa. Já o mundo interior vai depender de como fomos ‘’criados’’, nossa educação, nossos costumes, a forma de lidar com a sociedade, porém, quando crescemos podemos mudar nosso mundo externo, depende de como vamos lidar com as situações, podem ser boas ou ruins em relação a novas experiências, ou seja, o mundo externo, por isso, cada pessoa é única, cada pessoa tem uma subjetividade diferente, cada homem pode participar na construção do seu destino e de sua coletividade.
O estudo da subjetividade alcança a relação cultural, politica, e histórico do ser humano , como Sócrates diz: ‘’conhece a ti mesmo’’.
Porque a subjetividade não é inata?
Por que ela precisa de experiências do mundo externo para ser construída, e essa construção é feita aos poucos, com as nossas adaptações, mundo cultural, politico, social, como somos na infância, adolescentes, até chegar à fase adulta, há uma relação entre o mundo interno e externo, por tanto não poderia ser inata ao homem.
Assinar:
Postagens (Atom)