Total de visualizações de página

Seguidores

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

indico esse escritor para leitura, Mia Couto




Sócio-correspondente da Academia Brasileira de Letras, o moçambicano Mia Couto é um dos maiores escritores contemporâneos africanos e da literatura de língua portuguesa. É o autor de seu país mais traduzido no mundo e, só em Portugal, seus livros somam quase meio milhão de exemplares vendidos. No final de agosto, ele veio ao Brasil para a 12ª Jornada Nacional de Literatura, em Passo Fundo (RS). Sua mais recente obra, O outro pé da sereia, ganhou o 5º Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura, pelo melhor romance publicado em língua portuguesa nos últimos dois anos. A vitória valeu um prêmio de R$ 100 mil. Couto também é biólogo e dirige uma empresa de estudos de impacto ambiental em Moçambique, um dos 20 países mais pobres do mundo, onde metade da população é analfabeta.
















Filho de portugueses, Couto era militante da Frelimo (Frente de Libertação de Moçambique) e lutou pela independência do país contra Portugal (1964-74). Foi um dos compositores do hino nacional de sua pátria e trabalhou para o governo durante a guerra civil (1976-92). Embora um pouco desapontado com os rumos tomados pela Frelimo, que abandonou o marxismo em 1990, ele ainda se diz simpático ao agora partido político, que continua no poder em Moçambique. Couto é um escritor acostumado aos prêmios. Neste ano, tornou-se o primeiro africano a vencer o União Latina das Literaturas Românticas, entregue em Roma, e seu primeiro romance, Terra sonâmbula, foi eleito um dos 12 melhores livros de toda a África no século XX. Fã dos escritores brasileiros, ele é, assim como Guimarães Rosa, um inventor de palavras – que, quando vêm à cabeça, anota em papéis e guarda no bolso para não esquecer.


segunda-feira, 24 de agosto de 2009


Quando a cabeça não pensa o corpo padece. Mas quando a cabeça pensa demais será que nossa alma enriquece? Você cheio de indagações e de táticas que não fazem o menor sentido. (pelo menos para você ou pelo menos naquele momento). Suas certezas mudam, suas prioridades deixam de ser prioridades já que você nem sabe mais o que deseja. Até sabe, mas está tão longe e você tão cansado que o mais fácil é deixar que as prioridades te encontrem e você pode fugir do que não interessa. Seus princípios enfraquecidos te cobram uma atitude e você cobra a coragem. Seus olhos pesam e seu coração já bate fraco. De tanto que bateu a vida inteira. De tanto chorar amor e fracassos. De tanto chorar pelo leite derramado você decide que se entender é complicado demais. O quente queima e o frio é gelado demais, vai o morno mesmo que não causa sensação alguma e no momento você não tem sequer condições de sentir algo.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

urubu albino é roubado no parque dos falcões- Sergipe


Ladrões invadiram o Parque dos Falcões, localizado na Serra de Itabaiana, a 45 km de Aracaju, e roubaram três aves, entre elas a única espécie de urubu albino do Brasil. Ele foi encontrado debilitado por agricultores locais na semana passada e foi carinhosamente batizado de Michael.

O desaparecimento das aves foi percebido por funcionários na manhã de domingo, 9,

e logo comunicaram ao Ibama, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Polícia Ambiental. Acredita-se que o roubo foi feito por três homens do estado do Ceará, cujos nomes já foram revelados aos órgãos citados.


Os suspeitos teriam criações ilegais de aves de rapina e ligação com tráfico de animais silvestres. Além do urubu albino Michael, foram subtraídos do parque um gavião-relógio e um falco femoralis, mais conhecido como gavião de coleira.


E quando eu estiver Triste

Simplesmente Me abrace

E quando eu estiver Louco

Subitamente Se afaste

E quando eu estiverFogo

SuavementeSe encaixe...

E quando eu estiver Triste

Simplesmente

Me abrace

E quando eu estiver Louco

Subitamente Se afaste

E quando eu estiver

BoboSutilmenteDisfarce...

Mas quando eu

que não me mate não

Dentro de ti...Mesmo que o mundoAcabe enfimDentro de tudoQue cabe em ti (2x)

domingo, 2 de agosto de 2009