Total de visualizações de página

Seguidores

sexta-feira, 22 de maio de 2009

que vida boa!

senta, finge de morta, corre!!! nada adianta com essa gata!









comunicaçoes e artes

Comunicações e artes
por: Aline de araujo
A arte de desenhar, Plaza, Julio, ano17, Janeiro, Abril 1994,( ARTIGO)
“O processo de aquisição de imagem comporta a sua digitalização em pixels, com a conseqüente recodificação. A imagem introduzida no computador pode ser retocada, solarizada, colorida, textualizada, animada ou reproduzida, cria-se uma meta imagem. (paragrafo1 pg.8)”
“A imagem digital associada às possibilidades que oferecem as técnicas pictórias (subjetividade, liberdade, irrealismo) e á fotografia (objetividade, mecânica, realidade) reconcilia o racional e o irracional.” (parágrafo 2, pg. 11)


Através do autor Julio Plaza, compreende-se a representação do objeto para a obra de arte, há uma certa simulação da percepção da obra de arte em que o espectador possa interagir com a obra de arte que seria a obra eletro eletrônica.
Antigamente não havia essa possibilidade de interagir como o exemplo do vídeo em que o artista trazia imagens e percepções virtuais fazendo com que o publico interagisse e participando.
Sendo assim o artista propõe o entendimento da obra.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

"Hasta la vitória, siempre!"





















Nascido em 14 de junho de 1928 na cidade de Rosário, Guevara foi o primeiro dos cincos filhos do casal Ernesto Lynch e Celia de la Serna y Llosa. Sua mãe foi a principal responsável por sua formação porque, mesmo sendo católica, mantinha em casa um ambiente de esquerda e sempre estava cercada por mulheres politizadas.

Desde pequeno, Ernestito - como era chamado - sofria ataques de asma e por essa razão, aos 12 anos, se mudou com a família para as serras de Córdoba, onde morou perto de uma favela. A discriminação para com os mais pobres era comum à classe média argentina, porém Che não se importava e fez várias amizades com os favelados. Estudou grande parte do ensino fundamental em casa com sua mãe. Na biblioteca de sua casa - que reunia cerca de 3000 livros - havia obras de Marx, Engels e Lenin, com os quais se familiarizou em sua adolescência.

Em 1947, Ernesto entra na Faculdade de Medicina da Universidade de Buenos Aires, motivado em primeiro lugar por sua própria doença, desenvolvendo logo um especial interesse pela lepra.

Em 1952, realiza uma longa jornada pela América do Sul com o melhor amigo, Alberto Granado, percorrendo 10.000 km em uma moto Norton 500, apelidada de 'La Poderosa'. Observam, se interessam por tudo, analisam a realidade com olho crítico e pensamento profundo. Os oito meses dessa viagem marcam a ruptura de Guevara com os laços nacionalistas e dela se origina um diário. Aliás, escrever diários torna-se um hábito para o argentino, cultivado até a sua morte.

No Peru, trabalhou com leprosos e resolveu se tornar um especialista no tratamento da doença. Che saiu dessa viagem chocado com a pobreza e a injustiça social que encontrou ao longo do caminho e se identificou com a luta dos camponeses por uma vida melhor. Mais tarde voltou à Argentina onde completou seus estudos em medicina. Foi convocado para o exército, porém, no momento estava incompatibilizado com a ideologia peronista. Não admitia ter de defender um governo autoritário. Portanto, no dia da inspeção médica, tomou um banho gelado antes de sair de casa e na hora do exame teve um ataque de asma. Foi considerado inapto e dispensado.

Já envolvido com a política, em 1953 viajou para a Bolívia e depois seguiu para Guatemala com seu novo amigo Ricardo Rojo. Foi lá que Guevara conheceu sua futura esposa, a peruana Hilda Gadea Acosta e Ñico Lopez, que, futuramente, o apresentaria a Raúl Castro no México.

Na Guatemala, Arbenz Guzmán, o presidente esquerdista moderado, comandava uma ousada reforma agrária. Porém, os EUA, descontentes com tal ato que tiraria terras improdutivas de suas empresas concedendo-as aos famintos camponeses, planejou um golpe bem sucedido colocando no governo uma ditadura militar manipulada pelos yankees. Che ficou inconformado com a facilidade norte-americana de dominar o país e com a apatia dos guatemaltecos. A partir desse momento, se convenceu da necessidade de tomar a iniciativa contra o cruel imperialismo.

Com o clima tenso na Guatemala e perseguido pela ditadura, Che foi para o México. Alguns relatos dizem que corria risco de vida no território guatemalteco, mas essa ida ao México já estava planejada. Lá lecionava em uma universidade e trabalhava no Hospital Geral da Cidade do México, onde reencontrou Ñico Lopez, que o levou para conhecer Raúl Castro. Raúl, que se encontrava refugiado no México após a fracassada revolução em Cuba em 1953, se tornou rapidamente amigo de Che. Depois, Raúl apresentou Che a seu irmão mais velho Fidel que, do mesmo modo, tornou-se amigo instantaneamente. Tiveram a famosa conversa de uma noite inteira onde debateram sobre política mundial e, ao final, estava acertada a participação de Che no grupo revolucionário que tentaria tomar o poder em Cuba.

A partir desse momento começaram a treinar táticas de guerrilha e operações de fuga e ataque. Em 25 de novembro de 1956 os revolucionários desembarcam em Cuba e se refugiam na Sierra Maestra, de onde comandam o exército rebelde na bem-sucedida guerrilha que derrubou o governo de Fulgêncio Batista. Depois da vitória, em 1959, Che torna-se cidadão cubano e vira o segundo homem mais poderoso de Cuba. Marxista-leninista convicto, é apontado por especialistas como o responsável pela adesão de Fidel ao bloco soviético e pelo confronto do novo governo com os Estados Unidos.

Guevara queria levar o comunismo a toda a América Latina e acreditava apaixonadamente na necessidade do apoio cubano aos movimentos guerrilheiros da região e também da África. Da revolução em Cuba até sua morte, amargou três mal-sucedidas expedições guerrilheiras. A primeira na Argentina, em 1964, quando seu grupo foi descoberto e a maioria morta ou capturada. A segunda, um ano depois de fugir da Argentina, no antigo Congo Belga, mais tarde Zaire e atualmente República Democrática do Congo. E por fim na Bolívia, onde acabaria executado.

Sem a barba e a boina tradicionais, disfarçado de economista uruguaio, Che Guevara entrou na Bolívia em novembro de 1966. A ele se juntaram 50 guerrilheiros cubanos, bolivianos, argentinos e peruanos, numa base num deserto do Sudeste do país. Seu plano era treinar guerrilheiros de vários países para começar uma revolução continental.

Guevara foi capturado em 8 de outubro de 1967. Passou a noite numa escola de La Higuera, a 50 quilômetros de Vallegrande, e, no dia seguinte, por ordem do presidente da Bolívia, general René Barrientos, foi executado com nove tiros numa escola na aldeia de La Higuera, no centro-sul da Bolívia, no dia seguinte à sua captura pelos rangers do Exército boliviano, treinados pelos Estados Unidos.

Sua morte, no dia 9 de outubro de 1967, aos 39 anos, interrompeu o sonho de estender a Revolução Cubana à América Latina, mas não impediu que seus ideais continuassem a gozar de popularidade entre as esquerdas.

Os boatos que cercaram a execução de Che Guevara levantaram dúvidas sobre a identidade do guerrilheiro. A confusão culminou no desaparecimento dos seus restos mortais, encontrados apenas em 1997, quando o mundo recordava os trinta anos de sua morte, sob o terreno do aeroporto de Vallegrande. O corpo estava sem as mãos, amputadas para reconhecimento poucos dias depois da morte, e contrabandeadas para Cuba.

Em 17 de outubro de 1997, Che foi enterrado com pompas na cidade cubana de Santa Clara (onde liderou uma batalha decisiva para a derrubada de Batista), com a presença da família e de Fidel. Embora seus ideais sejam românticos aos olhos de um mundo globalizado, ele se transformou num ícone na história das revoluções do século XX e num exemplo de coerência política. Sua morte determinou o nascimento de um mito, até hoje símbolo de resistência para os países latino-americanos.
"Acima de tudo procurem sentir no mais profundo de vocês qualquer injustiça cometida contra qualquer pessoa em qualquer parte do mundo. É a mais bela qualidade de um Revolucionário."

terça-feira, 19 de maio de 2009

o que toda mulher deve saber

AIDS - A síndrome da imunodeficiência adquirida é produzida por um retrovírus que contamina os sistemas de defesa do organismo. Caracteriza-se pela diminuição das defesas do corpo e pelo aparecimento das doenças oportunistas. A infecção pode ser assintomática até surgir a AIDS como manifestação tardia. O tempo de progressão é variável, pois a maioria dos adolescentes e adultos permanece longos períodos assintomáticos, no entanto a replicação viral é ativa durante todos os estágios. O diagnóstico deve ser precoce antes do desenvolvimento dos sintomas, pois os tratamentos disponíveis retardam o declínio do sistema imunológico. A maioria dos casos de infecção nas mulheres se deve à via de transmissão heterossexual, sendo a mulher quatro vezes mais suscetível que o homem.
A maioria das mulheres com AIDS é jovem. Cerca de 1/3 tem entre 20 e 29 anos de idade quando do diagnóstico, sugerindo que muitas ainda eram adolescentes quando houve a contaminação pelo HIV, visto que o período médio de incubação é de aproximadamente dez anos.
O uso de preservativos é essencial para evitar o contágio, assim como os exames de prevenção que devem ser realizados semestralmente. O tratamento é feito por uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, psicólogos, psiquiatra, assistente social para uma melhor orientação. Mulheres que sofrem estupro, além dos cuidados para outras DSTs, devem receber a quimioterapia para o HIV. Os pares devem pensar sempre na possibilidade do exame de sangue para um relacionamento mais seguro e não dispensar o uso de preservativos.




CANDIDÍASE - Não é uma DST, mas está associada à presença de outras DSTs. É uma vulvovaginite causada por um fungo, que causa corrimento vaginal, prurido e irritação. Acredita-se que 75% das mulheres apresentarão pelo menos um a dois episódios durante a vida. A Cândida abicans faz parte da flora vaginal sofrendo influências hormonais, orgânicas e psíquicas. A simples presença da levedura na ausência dos sintomas não deve ser tratada. Evite o uso freqüente de roupas muito apertadas. Protetores íntimos e calcinhas sintéticas ajudam a abafar a vulva e aumentar a umidade local. O diagnóstico é feito pela presença de uma secreção branca grumosa, como nata de leite, prurido e ardor e/ou pelo exame de Papanicolau. O tratamento é com cremes vaginais à base de clotrimazol, miconazol e nistatina associado a medicamento via oral para o casal. O tratamento em dose única (óvulo vaginal) deve ser reservado para os casos não complicados.

CLAMÍDIA - Importante causador de infertilidade, pois é freqüentemente assintomática. É causada por um bacilo que parasita exclusivamente os seres humanos (Clamydia trachomatis), sendo responsável por 50% das uretrites não gonocócicas. Causa corrimento fétido e doenças inflamatórias da pelve, que se não tratadas, levam à esterilidade. O diagnóstico laboratorial é feito pela cultura de secreção vaginal e o tratamento consiste na antibioticoterapia dose única para o casal (azitromicina, doxicilina, tetraciclina, ofloxacina).
CONDILOMA (PAPILOMAVÍRUS HUMANO) - É a DST viral mais freqüente, tem uma infectividade de 25 a 65%, sendo reconhecido cerca de 100 sorotipos diferentes e cerca de 1/3 destes infectam o trato genital. A OMS estima cerca de 30 milhões de casos novos por ano. A infecção alcança 40% de pacientes abaixo dos 20 anos e após os 35 a prevalência diminui para 10%. A incidência de HPV diminui com a idade, mas o período de incubação é extremamente variável, indo de duas semanas até cerca de oito meses. Os fatores que facilitam o crescimento dos condilomas (verrugas) são a má higiene, gravidez, uso de contraceptivos orais, baixa de defesa, tabagismo, umidade genital e outras infecções genitais associadas. A forma clínica mais evidenciável a olho nu é o condiloma acuminado que surge na vulva e região ano-genital e representa apenas 3% dos casos. Identifica-se o HPV pelos exames de Papanicolau, colposcopia e captura híbrida. Os sintomas podem incluir uma intensa secreção vaginal, prurido, dor ao coito e sangramentos. Cerca de 75% dos companheiros de mulheres com HPV também podem apresentar o vírus, devendo ser analisados também.
Nenhum tratamento erradica totalmente o vírus, e o objetivo é remover as lesões, tratar as lesões associadas e aumentar a defesa. O sexo deve ser protegido com preservativos e deve haver controle citológico rigoroso. Pode ocorrer regressão espontânea em 25% dos casos em três meses, e 60% em um ano.


GARDNERELLA VAGINALIS - A Gardnerella vaginalis é uma bactéria que faz parte da flora vaginal normal na maioria das mulheres sexualmente ativas. Surge quando ocorre um desequilíbrio dessa flora (outras infecções, uso de antibióticos, estresse, depressão, gravidez), causando um quadro chamado vaginose bacteriana (usa-se esse termo para diferenciá-lo da vaginite, na qual ocorre uma verdadeira infecção dos tecidos vaginais). Manifestações clínicas podem não ocorrer ou então surgir um quadro de corrimento amarelado com bolhas esparsas em sua superfície e com um odor ativo desagradável. Após uma relação sexual, com a presença do esperma (de pH básico) no ambiente vaginal, costuma ocorrer a liberação de odor semelhante ao de peixe podre.
Nos homens, pode ser causa de uretrite assintomática e raramente necessita de tratamento. Porém, em mulheres, causa infecções nas trompas, podendo levar à esterilidade e nas grávidas pode causar o rompimento da bolsa de água, e também pelo exame de Papanicolau com a identificação de clue-cells. O diagnóstico pode ser feito pelo teste de odor da secreção vaginal com adição de solução de hidróxido de potássio a 10%. O período de incubação pode chegar a 21 dias e o tratamento é feito à base de antibiótico oral e creme vaginal.

domingo, 17 de maio de 2009

aprenda a fazer filtro dos sonhos

Passo a passo
1 - Aro (bastidor, cipó, …), barbante
(fio encerado,…), tesoura, penas, miçangas, penduricos…
2. Revista o aro com o barbante e arremate com um nó bem reforçado.
3. Corte um pedaço de mais ou menos dois metros de barbante e vá dando voltas, marcando os pontos com a mesma distância um do outro.
Tem que ser número ímpar. Ao terminar cada volta, passe a linha por dentro dela mesma. Por fim, una os dois últimos pontos.
4. Detalhe do ponto.
5. Faça a volta toda.
6. Ao terminar cada volta, passe a linha por dentro dela mesma e continue, agora pegando a linha. Por fim, una os dois últimos pontos.
7. Vá tecendo, repetindo o passo anterior.
8. Faça a teia até quase fechá-la. Então, de um nó e corte o que sobrou da linha.9. Amarre os enfeites no aro.


Dream Catcher - Filtro dos Sonhos Os dream catchers chegaram ao Brasil vindos dos EUA. Mas lá eles estão longe de ser uma moda passageira. Quase todas as tribos de índios americanos de várias nações há muitos anos já os incorporaram às suas tradições. E as lendas sobre eles correm por toda a parte.Embora hoje todas estas nações indígenas produzam seus próprios dream catchers, a história dos filtros começa com os índios Ojibwe (ou Chippewa).
A história dos dream catchers Os sonhos desempenhavam um papel fundamental na vida dos Ojibwe. Para este povo que vivia na região dos Grandes Lagos americanos e que hoje também se espalham por outras regiões do Novo México, aprender a decifrar as mensagens reveladas nos sonhos era a tarefa mais importante que as pessoas tinham durante sua passagem pela Terra. Por causa disto, o dream catcher era uma ferramenta essencial.
O filtro de sonhos, como ficou conhecido em português, na verdade, não é um filtro, é uma teia. Os Ojibwe acreditam que, quando a noite cai, o ar se enche de sonhos, bons e ruins. Alguns destes sonhos, mesmo sendo pesadelos, podem conter uma mensagem importante do Grande Espírito para nós. Então, na verdade, estes sonhos são bons sonhos.
Mas existem muitos outros sonhos e energias ruins flutuando à nossa volta e que não são nossos. Estes é que podem nos fazer mal. É justamente para estes sonhos e energias ruins que existem os dream catchers.A tradição manda que as teias coloridas sejam penduradas sobre o berço dos bebês e a caminha das crianças.
Os sonhos bons, sabendo exatamente onde ir, conseguem passar pelo buraco central da teia, ao passo que os sonhos ruins ficam perdidos e acabam presos nos fios. Quando os primeiros raios de sol surgem, os sonhos maus desaparecem. Os círculos são feitos com ramos flexíveis de salgueiros e revestidos com tiras de couro.Uma pena é colocada no centro, representando o ar ou a respiração, essencial para a vida. O bebê, observando a pena dançar ao vento, aprende uma lição sobre a importância do ar. Além disto, a pena de coruja, feminina, simboliza a sabedoria. A pena de águia, masculina, serve para dar coragem.Para captar os sonhos dos adultos, os dream catchers são trançados em fibra e não com ramos de salgueiros. Por isso, são mais resistentes.Como a aranha deu a teia de sonhos para os seres humanosExistem muitas histórias relacionadas com aranhas e mulheres-aranhas entre as várias nações de índios americanos.
Em muitas destas tradições, por exemplo, a mulher-aranha é um personagem fundamental e sábio, ora mensageira do Sol, ora avó do próprio Sol e organizadora da vida na Terra. Existem várias lendas relacionadas com os dream catchers. Esta que escolhemos é apenas uma das versões.Um aranha fiava sua teia próximo à cama da avó (Nokomi). Todos os dias ela observava a aranha trabalhar. Alguns dias depois, o neto entrou e, ao ver a aranha na teia, pegou uma pedra para matá-la. Mas a avó não deixou. O garoto achou estranho, mas respeitou o seu desejo. A velha mulher voltou-se para observar mais uma vez o trabalho do animal e, então, a aranha falou: “Obrigada por salvar minha vida. Vou dar-lhe um presente por isso. Na próxima Lua nova vou fiar uma teia na sua janela. Quero que você observe com atenção e aprenda como tecer os fios. Porque esta teia vai servir para capturar todos os maus sonhos e as energias ruins. O pequeno furo no centro vai deixar passar os bons sonhos e fazê-los chegarem até você. Quando a Lua chegou, a avó viu a aranha tecer sua teia mágica e, agradecida, não cabia em si de felicidade pelo maravilhoso presente: “Aprenda”, dizia a aranha. Finalmente, exausta, a avó dormiu. Quando os primeiros raios de sol surgiram no céu ela acordou e viu a teia brilhando como jóia graças às gotas de orvalho capturadas nos fios. A brisa trouxe penas de pomba que também ficaram presas na teia, dançando alegremente e, por último, um corvo pousou na teia e deixou uma longa pena pendurada. Por entre as malhas da teia, o Pai Sol sorria alegremente. E a avó, feliz, ensinou todos da tribo a fazerem os filtros de sonhos. E até hoje eles vêm afastando os pesadelos de muita gente. Quem sabe não vai funcionar com você também?

terça-feira, 12 de maio de 2009

pensamento do dia


" não sei onde eu estou indo mas sei que estou no meu caminho...

enquanto vc me critica eu to no meu caminho,

só sei que eu faço e vivo da maneira,

foi sempre assim a minha vida inteira"

**by aline.

segunda-feira, 11 de maio de 2009



Tears Dry On Their Own

All I'll can ever be to youIs a darkness that we know,
And this regret I got accustomed to
Once it was so rightWhen we were at our high,
Waiting for you in the hotel at night.
I knew I hadn't met my match,But every moment we could snatch,I don't know why I got so attached.
It's my responsibility,And you don't owe nothing to me,But to walk away I have no capacity.
He walks away,The sun goes down,He takes the day but I'm grownAnd in your way,In this blue shade
My tears dry on their own.
I don't understand,Why do I stress a man,
When there's so many bigger things at hand,
We could've never had it all,We had to hit a wall,
So this is an inevitable withdrawal.
Even if I stop wanting youA perspective pushes true,
I'll be some next man's other woman soon.I couldn't play myself again,I should just be my own best friend,
Not fuck myself in the head with stupid men.He walks away,
The sun goes down,He takes the day but I'm grownAnd in your way,In this blue shadeMy tears dry on their own.
So we are history,Your shadow covers me,The sky aboveA blazeHe walks away,
The sun goes down,He takes the day but I'm grownAnd in your way,In this blue shade
My tears dry on their own.I wish I could say no regrets,And no emotional debts,Cause as we kiss goodbye the sun sets.So we are history
,Your shadow covers me,The sky above a blaze that only lovers see.He walks away,The sun goes down,He takes the day but I'm grownAnd in your way,In my blue shadeMy tears dry on their own.

tradução: amy whine house

"Lágrimas Secam Sozinhas"

Tudo o que posso ser para você

Era tudo ótimo quando estávamos no auge

Eu esperava por você no hotel toda noite

Eu sabia que não tinha o par ideal

Mas a gente se via sempre que podia

Não sei por que me apeguei tanto

A responsabilidade é minha

Você não me deve nadaMas não sou capaz de ir embora


(Refrão)Quando ele vai embora,O sol se põe,

Ele leva o dia embora,Mas sou crescidinha,

E do seu jeito,Neste tom azulAs minhas lágrimas secam sozinhas

Eu não entendo por que estresso um homem

Quando há coisas tão mais importantes

Poderíamos não ter tido nadaTínhamos que bater num muro

Por isso o afastamento é inevitável

Mesmo se eu deixasse de querer vocêUma perspectiva verdadeira

Eu serei a mulher de outro cara em breveEu não deveria cair nessa de novo

Eu tinha que ser a minha melhor amiga

E não ficar louca por causa de caras idiotas

Quando ele vai embora,O sol se põe,Ele leva o dia embora,

Mas sou crescidinha,

E do seu jeito,Neste tom azul

As minhas lágrimas secam sozinhas

Nosso romance acabouA sua sombra me cobre

O céu é uma chamaQuando ele vai embora,

O sol se põe,Ele leva o dia embora,

Mas sou crescidinha,E do seu jeito,Neste tom azul

As minhas lágrimas secam

de dizer que não me arrependo

Que não há divídas emocionaisPorque,

quando a gente se despede, o sol se põe

Nosso romance acabouA sua sombra me cobre

O céu é uma chamaQue só os amantes vêem



sábado, 9 de maio de 2009

aula de ingles?














O que é isso leona? em nova york no ano novo?



dia das mães

dia das mães! essa é minha mãe com menos de 20 anos;
mal sabia ela kkkkkkk


pois é... apego ao nascer, mas agora é hora de voar!!
é assim que a vida tem que ser, superação, abra os braços e se joga!!
"coragem se o que vc quer é aquilo que pensa e faz"
by aline

sexta-feira, 8 de maio de 2009

traduza essa!!!!




Dil da mamla hai dilbar
hone na sone hai is dil par
khalbali dil ke andar
Ohhhh Mast mast Kalandar-2
one two three four
Dil da mamla hai dilbar
hone na sone hai is dil par
khalbali dil ke andar
Ohhhh Mast mast Kalandar
mast maste maste maste mast kalandar-4
Dil da mamla hai dilbar
hone na sone hai is dil par
khalbali dil ke andar
Ohhhh Mast mast Kalandar-2
mast maste maste maste mast kalandar-4
meri nazar toh
tumpe pare toh
man me tha tera sedhai
betabion ko
lahat mili toh
dhoor hui meri tanhai
mere rang ka
tere roop ka
hai aasar tere surroor ka
mere haal se
mere dard se
tu hai bekhabar
dil da mamlaaaaaaaaa
Dil da mamla hai dilbar
hone na sone hai is dil par
khalbali dil ke andar
Ohhhh Mast mast Kalandar-2
mast maste maste maste mast kalandar-4
teri hawa mein
jadoo hai ladoo
karta hai mujhko deewana
meri tamana
kehti hai mujhko
sirf mujhe hai tujhko pana
meri arsoon
meri guftgoo
tu hi tu hain
bas meri jasmajhoo
kya bataoon
tere baghair me
kitna besabar
ohoooooooooo
dil da mamla
hone na sone hai
Dil da mamla hai dilbar
hone na sone hai is dil par
khalbali dil ke andar
Ohhhh Mast mast Kalandar
aya me aya
leke mohabbat
tehjanoo mujhko behchanoo
meri nazar me
hai ik chera
mano tum chaho na mano
meri chahatein
meri rahatein
badi namchami
teri haskate
mere khwab hoi raat din
pehta mansafar
dil da mamlaaaaaaaaa
Dil da mamla hai dilbar
hone na sone hai is dil par
khalbali dil ke andar
Ohhhh Mast mast Kalandar-2
mast maste maste maste mast kalandar-4